Menu fechado

Usar carregador de outra marca estraga o celular?

O carregador do seu celular parou de funcionar e você está se perguntando se poderia substituí-lo por um de outra marca? Saiba que há algumas precauções que devem ser tomadas antes reutilizar aquele carregador velho do seu aparelho antigo ou de seu amigo.

Para esclarecer suas dúvidas, a Hubble preparou um tutorial que te mostrará os principais cuidados que devem ser tomados antes de trocar o seu carregador por um “genérico”.  Usar carregador de outra marca estraga o celular?

Passo a Passo:

Passo 1. Tenha em mãos o carregador original do dispositivo. Caso não possua mais o mesmo, busque no site da fabricante as suas especificações. Por meio delas, você poderá comparar os dados da fonte original com a de outra marca. Além disso, é importante verificar se os plugues de ambos os dispositivos, realmente, são compatíveis.

Passo 2. Observe em qual faixa de voltagem o novo carregador opera. Por exemplo, se a rede elétrica de sua casa entrega 110 V, não adianta plugar o carregador necessita de 220 V e vice-versa. Na figura abaixo, o carregador é do tipo bivolt, ou seja, ele opera tanto em 110 como em 220 V. Se o novo carregador for deste tipo, então não haverá riscos quanto ao quesito voltagem.

Passo 3. Observe qual a voltagem de saída (output) da fonte antiga e da nova. O seu aparelho pode requisitar, por exemplo, de 5 V e o carregador novo pode estar passando 9 V. Ou seja, o celular estaria recebendo uma carga superior a que ele suporta, podendo até mesmo danificá-lo. Fique atento, compare os carregadores (antigo e novo) e veja se as voltagens de saída são exatamente iguais;

Passo 4. Outro ponto importante diz respeito à amperagem do novo carregador. Ou seja, a intensidade da corrente elétrica que ele está fornecendo ao seu aparelho. Por exemplo, se o celular consome uma corrente de 0.15 ampères e o carregador tem a capacidade de enviar 1 A (1000 mA), não haverá problema, pois o mesmo só estaria consumindo uma parte da corrente disponível. Por outro lado, se seu aparelho consumir uma quantidade maior de ampères do que a fonte disponibiliza, isso poderia então prejudicá-la, causando um aquecimento excessivo em seus componentes.

A melhor forma de evitar problemas, é observar com bastante atenção os dois carregadores, e se certificar de que a corrente que o celular precisa é compatível com aquela fornecida pela nova fonte.

Pronto! Se você verificou esses quesitos e viu que o carregador é totalmente compatível com o seu aparelho, pode usá-lo sem medo. Mas lembre-se, a melhor alternativa é usar sempre produtos originais.

Fonte: Tectudo

“Usar carregador de outra marca estraga o celular?”

FALE CONOSCO

 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!