Menu fechado

Dica: como usar seu smartphone para dormir melhor !

Celulares tem a reputação de incomodarem na hora do sono, seja com o barulho de notificações no meio da noite ou o próprio brilho da tela. Mas, com os apps e ajustes certos, ele pode ser um bom aliado para conseguir um sono mais tranquilo. Veja como:

Como usar seu smartphone para dormir melhor

Bloqueie a luz azul

Há um bom motivo para que muitos smartphones modernos tenham um recurso chamado “Filtro de Luz Azul”. Esse tipo de luz, naturalmente emitida por monitores de tubo, telas de LCD e OLED e até mesmo pela luz de fundo de alguns e-Readers, afeta a produção de um hormônio chamado melatonina, que induz o sono.

Com um nível menor de melatonina no organismo, o sono vai embora. E mesmo que você consiga dormir, terá um sono menos reparador e acordará mais cansado na manhã seguinte.

Ao ativar o filtro, o sistema de seu smartphone vai modificar a forma como as cores são exibidas na tela, reduzindo a intensidade dos tons azulados. Em um primeiro momento você pode estranhar as imagens mais “avermelhadas”, mas você logo se acostuma. E isso tem um efeito benéfico: ao contrário da luz azul, tons avermelhados induzem o sono.

Se seu smartphone não tem um filtro de luz azul, não se preocupe: há um app gratuito no Google Play que adiciona este recurso. Ele se chama Blue Light Filter e funciona em qualquer smartphone Android.

Blue Light Filter:

Aplicativo “Blue Light Filter” configura a intensidade da luz e sua temperatura.

Com ele, você pode definir a intensidade e tonalidade do filtro (mais ou menos avermelhado) e até programar um horário para ele ser ativado ou desativado automaticamente. O único, e pequeno, inconveniente deste app é que como ele modifica a aparência de todo o conteúdo na tela, não é possível instalar apps enquanto ele estiver ativo.

Isto é uma medida de segurança do Android, para evitar que um app com estas permissões “engane” um usuário modificando a aparência de uma janela ou botão para forçar uma compra, por exemplo. Por isso, enquanto o app está ativo ele mostra um cartão na barra de notificações, com um botão permite pausá-lo por 60 segundos para que você possa instalar outros apps sem problemas.

Ative o modo “Não Perturbe” Automaticamente

Plim! Plim! Nada perturba mais o sono do que o som de notificações em plena madrugada. Além de te acordar, mesmo que você decida ignorá-las elas podem induzir um estado de ansiedade conhecido como “Fear of Missing Out” (FOMO, algo como “Medo de estar perdendo alguma coisa”). Afinal, e se for algo importante? Uma olhadinha não custa nada… e lá se vai o seu sono.

Para não cair em tentação, o melhor é programar o modo “não perturbe” do Android para que entre em ação automaticamente a partir de determinado horário. Assim, seu telefone não vai fazer nenhum barulho (com a exceção de alarmes e de telefonemas de contatos importantes) enquanto você estiver dormindo.

O Ajuste fica em Configurar / Som / Não Perturbe / Regras Automáticas. Há três regras predefinidas: “Durante a semana à noite”, “Fim de Semana” e “Evento”, que se ativa durante a duração de compromissos marcados em sua agenda, como uma reunião de trabalho.

Função ” Não perturbe “, recurso de fabrica dos sistemas android.

Toque em uma das regras para definir em que dias e horários ela estará ativa, ou que tipos de notificações poderão soar. Obviamente, você pode criar mais regras conforme achar necessário.

Pessoalmente, prefiro ativar o filtro de luz azul e o “não perturbe” automaticamente uma hora antes do meu horário de dormir. E garanto: minhas noites tem sido mais tranquilas.

Monitoramento do sono

Você bloqueou a luz azul, ativou o não perturbe, colocou um som relaxante, mas ainda assim não consegue dormir direito? Você acorda na manhã seguinte se sentindo um morto-vivo, como se não tivesse descansado por um segundo sequer? Seu smartphone pode ajudá-lo a descobrir a causa do problema.

Várias pulseiras de fitness (como a Mi Band) ou smartwatches tem funções para monitoramento do sono, mas também há apps que usam os sensores do smartphone para isso. Podem não ser tão precisos quanto acessórios dedicados, mas mesmo assim podem ajudar bastante.

Um deles é o Sleep as Android, da Urbandroid. Este app, que é uma escolha dos editores da Google Play, é simplesmente recheado de recursos.

Veja as funcionalidades dela:

  • Medição de sonos leves e pesados
  • Gravar sons atípicos
  • Despertador Inteligente
  • Captcha Inteligente – Usa imagens e textos para o usuarios não desligar sem querer o aplicativo.
  • Prevenção de Jet Lag – Usa curtos flashes durante a noite para ajudá-lo, ao longo de alguns dias antes da viagem, a se adaptar ao fuso horário de destino.
  • Conexão com sensores como Lampadas Inteligente.

 

Aplicativo ” Sleep as Droid ” monitora o seu sono e te auxilia a dormir melhor.

Além destas funções, a plataforma conta com sons da natureza para ajudar o usuário a pegar no sono. Como se não bastasse, o Sleep As Android grava roncos ou falas noturnas e vibra caso os barulhos sejam altos. O app é o monitor de sono Android mais bem avaliado desde 2017.

Fonte: https://www.ativosaude.com/bem-estar/como-dormir-melhor-aplicativos/

 

FALE CONOSCO

 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!


    Open chat