Menu fechado

Aprenda a usar o Google Maps sem internet!

A um tempo o Google Maps conta com o recurso de “Mapas Off-Line”. Com ele, você pode salvar uma cópia dos mapas das regiões que mais frequenta, e traçar rotas ou usar a navegação sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Confira a seguir como funciona esse recurso e aprenda a baixar e atualizar estes mapas!

Como usar o Google Maps offline

Para acessar a função offline do Google Maps, vá no menu com os três traços no canto superior esquerdo e clique em “Mapas off-line”. Lá estarão seus mapas salvos, se houver algum.

Além disso, você pode tocar em “Selecione seu mapa” para fazer o download do mapa de uma área, que por padrão é ao redor de sua casa.

Faça um gesto de pinça com os dedos para aumentar ou diminuir o tamanho da área que será baixada. O maps mostra, logo abaixo da área selecionada, quanto de espaço será usado.

Após o download, o Google Maps automaticamente usará o mapa offline ao reconhecer que você está em um local com serviço instável ou sem qualquer conexão à internet.

Ao encontrar uma conexão, você voltará ao modo online para acessar todos os recursos do serviço, incluindo as condições do tráfego do seu trajeto atual.

Por padrão, o download de mapas é feito somente em conexões Wi-Fi para evitar o consumo de altas taxas de dados.

Use o Maps sem gastar dados

Quando o Maps não encontra uma conexão à internet, ele entra automaticamente no modo offline. Mas ele tenta tanto uma conexão Wi-Fi quando dados móveis (3G ou 4G), se Wi-Fi não estiver disponível. Se você não quer gastar seus dados, basta tocar no menu no canto superior esquerdo e selecionar a opção “Somente Wi-Fi”.

Assim, sempre que não houver uma conexão Wi-Fi, o Maps migra para o modo offline. Lembrando que neste modo você não vai ter informações em tempo real, como condições do trânsito e os próximos ônibus em sua região.

Salve os mapas em um cartão SD

O padrão do Google Maps é salvar os mapas na memória interna do smartphone. É possível, porém, alterar essa configuração e salvá-los em um cartão de memória. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Insira um cartão SD no dispositivo.
  • No Google Maps, clique no no canto superior esquerdo da tela.
  • Toque em “Mapas off-line”.
  • No canto direito superior, clique no ícone da engrenagem (Configurações).
  • Vá em “Preferência de armazenamento”, escolha “Cartão SD” e clique em Salvar.

Atualize seus mapas offline

Os mapas que você baixou no seu dispositivo tem uma data de validade, e “expiram” se não forem atualizados. O próprio Google Maps se encarrega de fazer a atualização, via Wi-Fi, assim que detecta que um mapa irá expirar em menos de 15 dias. Mas se você quiser, pode fazer uma atualização manual do mapa:

  • Abra o aplicativo Google Maps.
  • Toque no menu no canto superior esquerdo e em “Mapas Off-line”.
  • Selecione o mapa que deseja atualizar.
  • Toque em Atualizar.

 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!